Eficiência Jurídica

Controladoria, Legal Operations e muito MAIS no Framework de Eficiência

Carga Horária20h
CategoriaCurso
ModalidadeOnline
ÁreaDireito

Sobre

As aulas ficam gravadas e disponíveis por 30 dias.

A busca por eficiência nos negócios e a transformação digital de todos os setores da economia têm se refletido em novas demandas e oportunidades para os departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. 

Tanto sob ponto de vista de modelos mais modernos de gestão e parceria com os demais setores (business partner), como de entrega de resultados e indicadores de performance, pela mudança de cultura, pela criação de novas áreas de controladoria jurídica, legal operations e a inserção de tecnologia e técnicas de legal design. 

Os deSafios para integrar todas essas estratégias se encontram na matriz de Eficiência Jurídica e nas habilidades de profissionais que têm conseguido avançar e estruturar em um framework robusto as principais iniciativas do mundo jurídico, desafios, aprendizados e resultados, do básico bem feito até a transformação digital. Mas nada disso é tão linear quanto parece. Parece até utopia, mas vamos juntos nesse caminho:

INOVAÇÃO NA VEIA – Como as novas áreas, a implantação de ambiente data-driven, dados em tempo real e as novas tecnologias podem gerar valor. O que é inovação e o que é ser diferente? Quando vale fazer diferente?

DISCUTINDO A RELAÇÃO NO JURÍDICO – Em uma área tão tradicional, nem sempre é fácil superar os padrões (“sempre foi assim”) e promover a mudança de cultura na gestão. Como solucionar os conflitos e desafios internos? Como implantar a diversidade? Jurídico precisa mesmo ter um olhar mais executivo, implantar os conceitos de gestão por projetos?

QUEBRANDO OS TABUS DA AUDITORIA - Não se trata de um jogo entre a auditoria, a controladoria, o compliance e os demais setores. Como tornar os controles seus aliados?

AH! OS DADOS! – Já não sabemos mais viver sem eles, mas como criar um ambiente organizado, com dados em tempo real e não se perder em projeto sem resultado e nesse mar de informações? Por onde começar? E por onde continuar?

CONTROLADORIA DE UM JEITO DIFERENTE – Como traduzir o jurídico em números e os números para o ambiente jurídico? Seja o melhor amigo do time de finanças.

MAPA DA MINA – Como o jurídico contribui para o resultado da empresa? Quais os passos para essas oportunidades? Como financiar as iniciativas? Como mostrar os resultados?





Organizadores

  • Alexandre Zavaglia Coelho

    Alexandre Zavaglia Coelho

    Diretor de Inovação New Law

  • Simone Minassian

    Simone Minassian

    Eficiência Jurídica, Planejamento Estratégico, Inovação e Controladoria Gerdau - Coordenadora Executiva do Curso Eficiência Jurídica

  • Felipe Coffone

    Felipe Coffone

    Eficiência Jurídica, Planejamento Estratégico, Inovação e Controladoria Whirlpool - Coordenador Executivo do Curso Eficiência Jurídica

Mais informações

Objetivos

Já imaginou falar todas as línguas dentro de uma empresa? Ser técnico e generalista o suficiente para entender sua área e as demais, e apoiar os profissionais do direito com metodologia, estratégia e tecnologia para soluções mais eficientes e alavancar oportunidades não exploradas? Como implantar a visão de risco, com evidências e ferramentas avançadas para apoiar a tomada de decisão?


Reunimos um time de profissionais que estão na dianteira desse conhecimento, participando da implantação dos conceitos de eficiência jurídica em grandes empresas e escritórios de advocacia, para compartilhar experiências, desafios, como organizam os time e as ferramentas para criar um diferencial estratégico para o ambiente jurídico. 

Metodologia

Aulas com estudo de casos e discussões sobre conceitos e experiências práticas, vivenciadas por quem realmente está a frente desse movimento legal operations, controladoria jurídica e a criação do conceito e implantação da área de eficiência jurídica no Brasil.

Público alvo

Advogados, gestores jurídicos, profissionais de tecnologia, finanças, ciências contábeis e outros que querem compreender a matriz de eficiência jurídica, pela interligação entre as relações de Direito e Tecnologia, e os conceitos de legal operations e controladoria jurídica. 

Conteúdo programático

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.