O Design é uma ciência que se desenvolveu para a solução de problemas de qualquer natureza ou setor. Não diz respeito apenas ao aspecto estético, mas principalmente a toda a trilha, desde a compreensão do problema, organização e padronização das informações, sua solução mais efetiva e adequada, até a forma de entrega dessa solução.
Nos últimos anos, o reflexo do uso desses métodos na área do Direito tem crescido no mundo todo e também no Brasil, correspondendo à nova área chamada Legal Design.Existem vários tipos de design, referentes às organizações, aos sistemas, aos produtos, aos serviços e, também, ao design da informação.
Esse curso tem como foco o Design da Informação e a maneira como essas novas possibilidades estão revolucionando a comunicação jurídica.
O Design da informação é formado pelas atividades relacionadas à linguagem escrita (plain language) e visual (Visual Law), e a forma de adequação de cada projeto ou necessidade de acordo com as suas finalidade e às pessoas envolvidas.
A pergunta sempre é: qual a linguagem mais adequada para finalidade pretendida? Como deixar o documento jurídico mais compreensível e assertivo? De que forma gerar mais proximidade com o interlocutor e ampliar o acesso à justiça?
O Legal Design e a subárea do Design da Informação trazem uma mentalidade intencional de inovação, que possibilita a transformação do sistema jurídico e de todos os serviços, tornando-os mais próximos das pessoas e com melhores resultados. Isso significa priorizar os usuários ou leitores relacionados a cada tipo de problema ou atividade, como pontos centrais do círculo virtuoso de melhorias, ampliação e redesenho do acesso à justiça.
O Legal Design oferece uma metodologia estruturada para pensar e trabalhar em ambientes multidisciplinares, estimular a criatividade e gerar novas soluções para velhos problemas, evitando desperdício de recursos e adoção de estratégias ineficazes.
Através do Design da informação, é possível fazer com que informações, organizações, instituições, dinâmicas laborais, políticas, entre outras, consigam levar a mensagem adequada às pessoas, tanto no Setor Público quanto no Privado.
fundadora e CEO da Legal Creatives, considerada uma das pioneiras mundiais em Legal Design.
Head of Legal do will bank | Co-founder da Plain Legal | Legal Innovation Consultant & Teacher
Advogado. Doutorando em Direito. Professor de Direito. Diretor do Villa Academy. Coordenador do VisuLaw, o primeiro grupo de pesquisa em Visual Law do Brasil; Autor de livros e artigos jurídicos. Pesquisador de Direito, inovação e novas tecnologias.
Juíza Federal, Coordenadora Acadêmica do New Law, Doutoranda (UERJ), Visiting Researcher (Harvard Law), Advisor (The Future Society), Membro do Information for All Working Group da UNESCO.
Diretor de Inovação do New Law, um dos pioneiros do Brasil no uso de técnicas de ciência de dados na área do Direito.
Designer Instrucional| (Re)Desenho de serviços e cultura orientados à inovação| Coautora do Livro Legal Design Ed. Foco. Designer Instrucional New Law.
Ao longo do curso, partiremos da observação e entendimento de um caso concreto, passando pela definição de público e personas, modelos e formatos de uso, proposta de valor; até chegar ao desenvolvimento de protótipos, testagem e entrega final. O Visual Law visa o melhor acesso e compreensão do conteúdo da área do Direito e os resultados obtidos são novas e mais eficientes formas de comunicação jurídica. O curso traz os aspectos teóricos e práticos do Legal Design e sua área de Design da informação, com a co-criação de um documento jurídico. Ao final do curso, os alunos terão uma compreensão holística sobre Legal Design e Visual Law, permitindo a conceituação e aplicação prática desses conhecimentos.
Aulas ao vivo em plataforma online com profissionais com grande experiência, com estudos de casos e atividades práticas. Disponibilidade de acesso ao conteúdo gravado e materiais complementares por 30 dias após o término do curso em LMS.
Profissionais de todas as áreas.
Coordenador do 1º curso de Ciência de Dados Aplicada ao Direito, e também de Legal Design e Visual Law no Brasil. Advogado, é um dos pioneiros no uso de Ciência de Dados (automação e inteligência artificial) na área, e em projetos de ethics by design. Diretor de Inovação da New Law.
Designer Instrucional| ((Re)Desenho de serviços e cultura orientados à inovação| Coautora do Livro Legal Design Ed. Foco. Designer Instrucional New Law.
Turma 2
Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.